quinta-feira, 27 de novembro de 2008

À Beatriz


Demorei até (re)conhecer Beatriz. Já tinha ouvido falar da moça que despertava tantas dúvidas.

Será que ela é moça
Será que ela é triste
Será que é o contrário
Será que é pintura
O rosto da atriz

Numa noite de festa a conheci de verdade. Culpa da Georgia e sua mania de livres associações que me fizeram chorar. Era final de dezembro e me recordo que passei o ano-novo intrigada com a mulher que dançava no sétimo céu. Me perguntava como seria possível ser tão bela e, ao mesmo tempo, tão triste.

Não sei se a Beatriz que inspirou Chico Buarque e Edu Lobo existiu de carne e osso, mas, para mim, ela tem algo do que Marilyn Monroe foi. Não sei se pela beleza desconcertante, se pela sensualidade frágil ou pela tristeza que carregava no olhar. Até hoje fico encucada, tentando descobrir mais sobre essa menina. Vira e mexe me pergunto, cantando:

Será que ela é de louça
Será que é de éter
Será que é loucura
Será que é cenário
A casa da atriz

E foi em homenagem a ela que batizei esse espaço. Seja bem-vindo à Casa de Beatriz!

2 comentários:

Georgia Nicolau disse...

Foi quando mudei a faculdade para o período da noite que me aproximei daquela loirinha linda dos olhos azuis como nunca tinha visto antes.
Ao longo do tempo, as conversas mais íntimas foram poucas, mas de uma intensidade impressionante. Coisas da vida.
Não é preciso que eu a veja todos os dias para admira-la. Ela tem algo que considero a maior virtude do homem, que é a sensibilidade. Uma pessoa sensível, apreciadora das pequenas coisas. Sabe aquele poema de três linhas que muda a sua vida? Pois é....
Acontece que tinha uma coisa que sempre me intrigou. Ana nem sempre conseguia enxergar isso nela mesmo. Nunca me conformei com isso. Até que um dia, numa dessas coisas da vida, fui "obrigada" a escolher uma poesia/canção para ela num amigo secreto. Peguei meu livro de canções femininas de Chico e comecei a folhear. Li Beatriz e na hora pensei na Ana. Fiquei insegura. Será que ela vai gostar?
Acho que gostou.

Aninha,
Essa é uma das canções mais lindas que existem. Não é a tôa que ela me lembra você. Não se esqueça disso nunca, tá?
Ser uma pessoa complexa é extremamente belo.
Vou entrar aqui todos os dias. Vou adorar partilhar a vida através do seu olhar.
Saudades muitas. Na torcida sempre.
Geó

Anônimo disse...

Ontem não deu prá falar...aliás, não consigo falar quando leio vc... me emociono e fico sonhando e rezando prá vc ser, verdadeiramente, seus textos...confesso, quando leio, tudo que penso sobre vc se transforma...sublime. Obrigada.
bjinho