sábado, 20 de dezembro de 2008

O Banheiro do Papa


O conceituado diretor de fotografia César Charlone, responsável por filmes como "Ensaio Sobre a Cegueira" e "Cidade de Deus", ambos de Fernando Meirelles, fez sua estréia na direção de "O Banheiro do Papa", em parceria com Enrique Fernández. O roteiro, também escrito pela dupla, é inspirado na passagem do papa João Paulo ll pela cidade uruguaia de Melo, em 1988.

O filme, porém, se foca em Beto (César Troncoso), sua compreensiva mulher Carmen (Virginia Méndez) e a filha Silvia (Virginia Ruiz). Ele é um contrabandista que, como tantos, atravessa diariamente a fronteira com o Brasil em cima de sua velha bicicleta para comprar e revender mercadorias. Quando são informados da passagem da Santidade pela pobre Melo, os moradores começam a hipotecar suas casas e pedir empréstimos, acreditando que lucrarão muito mais comercializando sanduíches e imagens de santos aos (esperados) milhares de peregrinos brasileiros que acompanharão o sumo pontífice.

Beto, um sonhador nato, quer fazer diferente dos vizinhos e tem a irreverente idéia de construir um banheiro na frente de sua casa para que os romeiros utilizem em troca de pagamento. O protagonista tem atitudes que podem dar pistas de um caratér duvidoso, entretanto, cativa o espectador com seus sonhos inesperados, demonstrando nada mais do que a perseverança de um homem em busca de dignidade.

Apesar do fundo triste desse desenrolar, o filme traz belas cenas, além de fazer crítica intrínseca à polícia aduaneira corrupta em meio a situações cômicas.

Assista ao trailer:



(Resenha feita para a revista SET)

Nenhum comentário: